Parques reabrem em SP e demandas de zeladoria urbana tendem a aumentar

De volta às ruas, população pode contar com aplicativo que facilita abrir ocorrências ligadas à manutenção dos espaços públicos

July 12, 2020
Publicado por Cleci Leão.

(Foto: Parque da Aclimação. HD Wallpaper Flare - direitos de imagem autorizados.)

Setenta dos 108 parques paulistanos fechados desde março por decreto municipal voltam a abrir os portões para o munícipe nesta segunda-feira (13). O funcionamento das instalações ainda será bastante limitado, e medidas de distanciamento social serão obrigatórias.

Neste primeiro momento, os parques deverão observar a capacidade máxima de 40% da ocupação, e somente poderão abrir de segunda a sexta-feira, no período entre 10h e 16h (exceto no caso dos Parques Ibirapuera e do Carmo, cuja abertura será a partir das 6h da manhã).

Apesar de o Brasil estar ainda enfrentando a longa fase pandêmica de avanço da Covid-19, medidas de relaxamento da quarentena têm trazido a população de volta às ruas e, com elas, novas formas de trabalho, consumo, lazer e convívio social vão sendo criadas.

Junto com a retomada dos espaços públicos, voltam a crescer também as demandas ligadas à manutenção da infraestrutura, como calçadas, sinalização, limpeza, ciclovias, iluminação e sistemas de água e esgoto, muitas delas contidas também nos espaços oferecidos pelos parques.

Desde 2019, munícipes de todo o Brasil podem contar com o aplicativo gratuito QZela, que reúne mais de 40 segmentos. Ao baixar QZela no celular, o usuário pode relatar problemas de zeladoria urbana em menos de 20 segundos.

Os dados são georreferenciados e validados por inteligência artificial, alimentando um banco de dados online que gera estatísticas consistentes, possíveis de serem extraídas ou conectadas a qualquer outro sistema utilizado pelos gestores.

Durante o período de isolamento, o aplicativo desenvolveu novas funcionalidades, que melhoraram o sistema de pontuação dos usuários ativos, criaram a possibilidade de realizar eventos e ações específicas, além de incluir novos segmentos ligados ao momento da pandemia.

Uma das novidades lançadas pelos desenvolvedores de QZela durante a quarentena foi o segmento Lixo sem Covid-19, em parceria com o Instituto Limpa Brasil, como uma ferramenta para o munícipe informar sobre o descarte de resíduos sólidos segundo a cartilha da OMS.

Nesta nova fase de retomada dos espaços públicos, QZela reforça a parceria com o cidadão, funcionando como uma “política pública de bolso”, nas palavras do CEO da empresa desenvolvedora do app, Roberto Badra Sallum. “O munícipe está voltando a ocupar a cidade, e a zeladoria urbana precisa atender às necessidades dessa população. Com informação, tecnologia e inteligência de dados, QZela pode contribuir para este momento, tanto para o cidadão quanto para os gestores, que poderão contar com uma base de dados confiável e em tempo real”, explica o empresário, que é engenheiro de formação, com MBA em Gestão Pública pela FGV.

Confira alguns dos parques que estarão abertos de segunda a sexta a partir de 13 de julho na capital de São Paulo:

Parque da Aclimação: R. Muniz de Sousa, 1.119, Aclimação, região central. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Parque Buenos Aires: Av. Angélica, s/ nº, alt. do nº 1.500, Consolação, região central. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Parque da Luz: Pça. da Luz, s/ nº, Bom Retiro, região central. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Parque Anhanguera: Av. Fortunata Tadiello Natucci, 1000, Perus, região norte. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Lions Clube Tucuruvi: R. Alcindo Bueno de Assis, 500, Barro Branco, região norte. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Parque Sena: R. Sena, 349, Jardim Leonor Mendes de Barros, região norte. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Parque Ibirapuera: Av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, Parque Ibirapuera, região sul. Seg. a sex.: 6h às 16h.

Parque da Independência: Av. Nazaré, s/nº, Ipiranga, região sul. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Parque M’Boi Mirim: Estrada do M’Boi Mirim, 7.100, Jardim Ângela, região sul. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Ceret: R. Canuto Abreu, s/ nº, Vila Regente Feijó, região leste. Seg. a sex.: 6h às 12h. A partir de 13/7: seg. a sex.: 10h às 16h.

Parque do Carmo: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951, Jardim Nossa Senhora do Carmo, região leste. Seg. a sex.: 6h às 16h.

Parque do Piqueri: R. Tuiuti, 515, Tatuapé, região leste. Seg. a sex.: 10h às 16h

Parque Alfredo Volpi: R. Eng. Oscar Americano, 480, Cidade Jardim, região oeste. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Parque Burle Marx: Av. Da. Helena Pereira de Moraes, 200, Parque do Morumbi, região oeste. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Parque do Povo: Av. Henrique Chamma, 420, Chácara Itaim, região sul. Seg. a sex.: 10h às 16h.

Continuam fechados: Trianon, Guarapiranga, Previdência, Nabuco, Lina e Paulo Raia, Rodrigo de Gásperi, Vila Guilherme, Luiz Carlos Prestes, Severo Gomes, Chico Mendes, Jardim Felicidade, Santo Dias, Cidade de Toronto, Ermelino Matarazzo, Colinas de São Francisco, Jacintho Alberto, Cordeiro Martin Luther King, Castelo, Nove de Julho, Shangrilá, Zilda Natel, Guaratiba, Vila Sílvia, Pinheirinho d’Água, Herculano, Guanhembu, Praia de São Paulo, Casa Modernista, Mário Covas, Leopoldina, Benemérito Brás, Águas, Senhor do Vale, Central do Itaim, Nebulosas, Tatuapé, Chuvisco e Nascentes do Ribeirão Colônia.

Fonte: Folha de S. Paulo, 09 de julho de 2020